O PAPEL DOS EDUCADORES NA CONFECÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR
O processo de confecção do jornal é algo prazeroso, dinâmico, onde os alunos expõem o que estão sentindo, vendo e acima de tudo fazendo com que compreendam que podem verbalizar suas idéias, seus desejos e mais ainda aparecem, crescem junto com a gente. Onde constatamos o que está sendo absorvido, e principalmente sentimos que as coisas estão sendo captadas.
Trabalhamos da seguinte maneira:
*Fazemos as tarefas sempre com o olhar de repórter, e pedimos a participação dos alunos, dando opinião, sugestões, vendo como eles se colocam perante suas escritas e falas, com o intuito de incentivá-los a tudo o que forem fazer que façam com o olhar crítico. Pois esse olhar é que nos faz vermos adiante, e que esse trabalho poderá ser visto por outros.
*A confecção do jornal se dá sem dor, fluem normalmente, os professores trabalham como um membro de uma equipe, pegam os assuntos e através de seus talentos, escolhem o que querem trabalhar: poesias, músicas, quadrinhos, cruzadinha, textos, desenhos, etc.
*Quando escolhemos os trabalhamos junto com eles, partimos para as correções, que são feitas por eles, onde através de uma leitura em conjunto mostramos que o trabalho pode ser melhorado e corrigido, para então ser digitado e editado.
*Os alunos no processo da confecção do jornal crescem se orgulham vendo seus trabalhos sendo divulgados, sendo lidos por outros, se sentem lisonjeados. Perdem seus medos e insegurança com a escrita e as leituras, capricham, pedindo que os professores corrijam seus trabalhos, querendo fazer bonito.
*O jornal foi lido pelos alunos, os quais mostram para os colegas, onde a auto-estima surge, onde muitas vezes esta já está perdida, longe deles. Ficam curiosos, e acreditando que nem tudo está perdido, e que são capazes de fazer algo útil, onde alguém vai ler ver.
*A distribuição se deu em sala onde os alunos levaram para os amigos e familiares, dizendo do que eles capazes, tanto a família quanto eles mesmos, já nem sabiam do que possível fazer. *Mostrar para os outros o resultado de um trabalho, que pra eles estava longe, e nós fizemos possível o impossível.
*Para o nosso Núcleo, ficamos espantados, quando o jornal apareceu, pois só vimos às dificuldades, não vimos os prazeres, não acreditávamos nos potenciais, não acreditávamos no que eles e nós seríamos capazes. Erramos, graças a Deus, pois hoje, nossos medos sumiram.
*Foi algo incrível a potencialidade e criatividade desses alunos, nós amadurecemos, aprendemos, e acima de tudo passamos a acreditar ainda mais neles e em nós mesmos. Vimos que a educação é algo que nos surpreendem e aumenta a cada dia nosso desejo de seguir em frente e vendo que é através da educação que fazemos o diferencial.
Grupo de professores que formam o Núcleo Torres de Melo – Estação Mucuripe
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Como é trabalhar com os jovens na confecção de um jornal?
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